fbpx
 

Glossário

Entenda o que cada especialidade odontológica faz:

• Dentística: área da odontologia que trata das alterações no dente e tecidos circunvizinhos. Trata da cárie, suas repercussões sobre a estrutura dental e alteração de forma – textura e cor dos dentes, devolvendo ao paciente à saúde, e aos dentes a estética, função e anatomia.
Essa especialidade deve ser selecionada para localizar clínicas que realizem procedimentos de restaurações.

• Endodontia: área da odontologia que trata o canal do dente. O tratamento consiste na retirada e limpeza do tecido mole que se encontra na parte interna do dente.
Essa especialidade deve ser selecionada para localizar clinicas que realizem procedimento de canal e relacionados.

•  Cirurgia: especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e tratamento cirúrgico e coadjuvantes das doenças, traumatismos, lesões e anomalias.
Essa especialidade deve ser selecionada para localizar clínicas que realizem por exemplo, o procedimento de extração.

•  Odontopediatria: especialidade que trata/cuida da saúde bucal de crianças e adolescentes. Tem como objetivo o diagnóstico, prevenção, tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal de bebês e crianças.
Essa especialidade deve ser selecionada para localizar clínicas que realizem por exemplo, o procedimento de aplicação de selante, aplicação de flúor, etc.

•  Implantodontia: é a especialidade que tem como objetivo anexar na mandíbula ou maxila um implante feito de materiais aloplásticos (material capaz de ser colocado dentro de um organismo vivo (favorecendo sua forma, moldando parte dele) que servirão de suporte para as próteses unitárias, parciais, removíveis ou próteses totais.
Essa especialidade deve ser selecionada para localizar clínicas que realizem por exemplo, o procedimento de coroa total metalo cerâmica sobre implante, overdenture, implante ósseo integrado, etc.

•  Periodontia: especialidade que trata da gengiva. Diagnostica e trata diferentes alterações que atingem a gengiva, bem como aquelas que destroem os elementos de sustentação dos dentes, como periodontites, que podem levar à perda de dentes.
Essa especialidade deve ser selecionada para localizar clínicas que realizem procedimentos como: raspagem (limpeza), profilaxia, aumento de coroa clínica e enxerto de gengiva.

•  Prótese: área da odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.
Essa especialidade deve ser selecionada para localizar clínicas que realizem procedimentos como coroas dentárias.

•  Ortodontia: área da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.
Essa especialidade deve ser selecionada para localizar clínicas que realizem procedimentos como manutenção ortodôntica e contenção ortodôntica.

•  Urgência e emergência: especialidade que tem como foco tratar de situações que devem ser resolvidas imediatamente, são críticas ou possuem perigo iminente onde ocorre o risco de vida. Tem como objetivo sanar a dor.
Essa especialidade deve ser selecionada para localizar clínicas que realizem atendimento com o objetivo de sanar a dor.

•  Prevenção: tem como foco preservar a dentição natural e os tratamentos já realizados. Por isso, evita o aparecimento e o progresso de doenças bucais. A prevenção é um trabalho constante e essencial no cuidado com nossos pacientes. A higiene bucal regular é a melhor forma de preservar seu sorriso sempre saudável.

•  Radiologia: A radiologia odontológica é a forma mais utilizada e eficaz disponibilizada pela odontologia para se obter um diagnóstico da saúde bucal. Por meio desta tecnologia, é possível identificar certas doenças e elaborar planos de tratamento apropriados.
Essa especialidade deve ser selecionada para localizar clínicas que realizem radiografias.

•  Anatomia patológica: área específica da odontologia para a determinação do diagnóstico das alterações patológicas que acometem o sistema estomatognático a partir da interpretação de exames laboratoriais microscópicos, bioquímicos e outros em correlação ou não com dados clínicos e imaginológicos visando a determinação do diagnóstico final e o prognóstico dessas alterações.

•  Bucomaxilo: área responsável por importantes funções referentes a alguns problemas que podem surgir na boca das pessoas: surgimento de cistos, problemas ósseos de mandíbula, pessoas que possuem má posição mandibular.

•  Clínica geral: A clínica geral é a especialidade odontológica que envolve a prevenção, diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de doenças e desordens dos dentes e gengivas. A clínica geral tem como meta a odontologia preventiva, já que os exames regulares e manutenção da saúde bucal podem evitar que doenças odontológicas apareçam.
Essa especialidade deve ser selecionada para localizar clínicas que realizem tratamentos e diagnósticos para a manutenção da saúde bucal.

•  Disfunção têmporomandibular: inclui um número de problemas clínicos que envolvem a musculatura mastigatória, a ATM (Articulação temporomandibular) e estruturas associadas, ou ambas. Pode gerar dores de cabeça, cansaço muscular, dor nas ATMs, dores próximas à região do ouvido, dores na região do pescoço, mordida instável e/ou dificuldade de mastigação.

•  Estomatologia: A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca e no complexo maxilo-mandibular.