fbpx
 

Espaço Kids

A saúde bucal vem de berço, veja abaixo como cuidar do sorriso do seu filho em cada fase:

Bebês

A boca do bebê deve ser higienizada com gaze umedecida em soro fisiológico após as mamadas desde o nascimento principalmente antes de dormir. Por volta dos 6 meses de idade, quando começam a nascer os primeiros dentinhos e pode causar incomodo, utilize mordedores gelados para aliviar.  A escovação deve começar a partir de 1 ano, utilizando escova de dente macia e pasta com flúor. Cante musiquinhas e faça brincadeiras para que esse momento seja prazeroso para o bebê. A quantidade de flúor deve ser equivalente a uma ervilha, não se preocupe se a criança engolir uma quantidade pequena, pois isso retornará na saliva e atuará no dente novamente prevenindo cáries.

Crianças

É interessante incentivar a criança a escovar os dentes sozinho a partir dos 3 anos com a supervisão dos pais até pelo menos 8 anos. Por volta dessa idade também é importante inserir o uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia. Garanta que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

E lembre-se: dê o exemplo!

Principal problema bucal em bebês: Cárie de mamadeira

Provocada principalmente pela alimentação noturna da criança com bebidas adoçadas seguida do sono sem a devida higienização. A saliva tem uma ação protetora dos dentes, mas durante o sono, a quantidade de saliva diminui, favorecendo a rápida instalação da cárie.

A cárie de mamadeira provoca muita dor e ataca todos os dentes da criança em um curto espaço de tempo, provocando mau hálito, deficiência na mastigação, problemas na estética e na fala.

Observe se existem manchas brancas opacas nos dentinhos do seu filho. Caso tenham, leve imediatamente ao dentista. Essa manchinha é o início da cárie.

Outros fatores que provocam a cárie de mamadeira são o uso excessivo de açúcares na alimentação da criança e o hábito que algumas mamães têm de adoçar a chupeta para acalmar o bebê e fazê-lo dormir.

A boa higienização oral do bebê é um bom começo para uma dentição saudável no futuro.

Fonte: Dra Rosane Menezes Faria Dutra e Site: www.guiadobebe.com.br