29 jan Conheça 3 problemas dentais que podem ser a causa da sua dor de cabeça
Sabemos que intercorrências dentárias, além de provocarem incômodos nos dentes podem refletir em dores de cabeça. A maioria das pessoas não suspeitam que há relação entre os dois sintomas, o que pode prolongar esse estado. Devido a anatomia da face, compreende-se a relação entre a dor de cabeça e os dentes, pois a presença de músculos que coordenam a face e os movimentos de abrir e fechar a boca são pelo sistema nervoso, que possuem terminações nervosas que estão em toda a face. Sendo assim, enfermidades odontológicas podem afetar esses nervos, provocando dores locais ou até mesmo na cabeça.
Os problemas odontológicos mais comuns que provocam incômodos ou dor nos dentes e também dor de cabeça são:
- Bruxismo: é o ato de ranger os dentes e costuma ser observado durante o sono e provoca desgaste dos dentes, além de poder causar dor de cabeça, causada pela fadiga da musculatura da face, que resulta em inflamações que afetam os nervos.
- Infecções dentárias: gengivites, periodontites ou cáries causam dor de dente e podem afetar estruturas nervosas e, consequentemente, causarem dor de cabeça.
- Apertamento dental: se caracteriza pela pressão ou apertamento excessivo das estruturas dentais, causando a fadiga da musculatura da face, além do tensionamento da musculatura do pescoço, e a partir do estresse muscular, há a possibilidade de desenvolvimento de dor ou incômodo nos dentes, e até mesmo enxaquecas, devido a compressão de nervos importantes da região.
Autor: Andréia G. N. Vila