10 jul Qual a escova ideal para cada idade?
Para cada fase da vida temos indicações de escovas que devem ser adequadas para o tamanho dos maxilares e dos dentes.
Escova mordedor: dos 3 meses até 1 ano
A escova dental dos bebês deve ser semelhante a um mordedor, e pode ser utilizada quando a coordenação motora possibilitar que o bebê segure objetos. Estes mordedores também podem funcionar como um estimulador sensorial, ajudando no desenvolvimento e percepção tátil, auditiva e visual.
Escova infantil: do nascimento dos 1ºs dentes até os 6 anos
Esse tipo de escova é indicado para os 1ºs dentes decíduos, ou dentes de leite (entre 5 e 9 meses), até o nascimento dos1ºs dentes permanentes (entre 5 e 6 anos). A escova tem que ter cabeça pequena e compacta, anatômica, com cerdas macias e arredondadas, além do cabo com textura macia que cabe perfeitamente na mão da criança.
Os temas infantis podem tornar o momento mais divertido e estimular os bons hábitos desde cedo.
Escova Juvenil: de 7 a 14 anos
A escova deve ter cabeça pequena e compacta, com um formato oval para proteger as bochechas e gengiva durante a escovação. Nesta fase, os adolescentes costumam escovar com muita pressa e força, sendo indicado cerdas um pouco mais rígidas para melhorar a eficiência, mas sem machucar as gengivas.
Escova adulto: a partir dos 15 anos
Para os adultos temos os mais diversos modelos, tamanhos e formatos, mas a recomendação é sempre optar por cabeça pequena para que a escova consiga alcançar as regiões de difícil acesso. As cerdas devem ser ultramacias para não machucar a gengiva e evitar a retração gengival e abrasão do esmalte.
Escolha a opção correta para você!
Autora: Drª Thais F. B. Beltrami