Categories: Saúde Bucal

Causas de sangramento da gengiva

Uma das principais causas de sangramento da gengiva é a gengivite: um processo inflamatório que se desenvolve por conta das bactérias que vivem na boca e se aderem nos dentes por meio da placa bacteriana. Além da má higiene bucal, outra coisas como predisposições genéticas, mudanças hormonais e doenças como diabetes, alterações cardiovasculares e pulmonares, infecções pelo HIV, entre outras, podem agravar o quadro de gengivite já existente acelerando sua progressão.

Na sua fase inicial, a gengivite apresenta sinais clínicos bem evidentes como alteração da cor gengival de rosa para um tom avermelhado, inchaço e sangramento, até mesmo espontâneo, alterações de volume e de consistência. Na maioria das vezes não causa dor, podendo ou não apresentar mal hálito.

A gengivite é uma doença reversível e seu tratamento consiste basicamente em uma boa higiene bucal, com escovação dentária adequada e uso do fio dental. Além disso, a escovação massageia a gengiva, garantindo um fluxo sanguíneo saudável para esse tecido vital, sendo necessário o uso de escova de dentes com cerdas macias e cremes dentais com ingredientes antibacterianos que reduzem as culturas de bactérias, mantendo a saúde das gengivas e dentes.

Se a placa bacteriana não for removida dos dentes regularmente, se transforma em tártaro ou cálculo dental e precisará da intervenção de um cirurgião dentista. O acúmulo de tártaro agrava o processo infeccioso podendo levar a perda de tecido ósseo e dentes. Nesse caso, a situação já é irreversível pelo paciente, não sendo possível apenas a ação de escova e fio dental.

A realização de consultas periódicas ao dentista é sempre recomendada para manter a saúde bucal em dia!

Andréia Gimenez Nonato Vila
Cirurgiã- dentista. Especialização em Saúde Coletiva e Gestão em Saúde

Share